COLETIVO CIRCULANDO NO BAIRRO SÃO TADEU, PARABÉNS PREFEITURA DE JEQUIÉ.

Blog de giroemjequie :GIRO EM JEQUIE, COLETIVO CIRCULANDO NO BAIRRO SÃO TADEU, PARABÉNS PREFEITURA DE JEQUIÉ.

Milagres acontecem. Passou a circular esta semana aqui no Bairro São Judas Tadeu, o coletivo da Empresa responsável pelo transporte coletivo em Jequié. Até que em fim, à Prefeitura cumpri uma promessa das tantas feitas aos moradores deste bairro esquecido. Parabéns Prefeitura de Jequié. Queremos mais beneficios para o São Judas Tadeu.

Reportagem e foto Eduardo Barbosa.

domingo 10 maio 2015 10:05


Feliz dia das Mães para todas as Mamães do mundo. Especialmente à Super Mãe dos meus filhos. Dona Re

Blog de giroemjequie :GIRO EM JEQUIE, Feliz dia das Mães para todas as Mamães do mundo. Especialmente à Super Mãe dos meus filhos. Dona Re

FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS AS MAMÃES DO MUNDO, ESPECIALMENTE A DONA REGINA SANDRA SANTANA GOMES VASCONCELOS.

domingo 10 maio 2015 04:04


Atraso em repasses a construtoras paralisa 193 obras na BA


 | Ag. A TARDE
  • Quadra no Centro de Educação da Bahia - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

    Quadra no Centro de Educação da Bahia

Mesmo o governador Rui Costa tendo colocado a educação como a prioridade de sua gestão, o governo não está conseguindo pagar  69 pequenos construtores contratados para realizar 275 obras, a maioria em grupos escolares, em 129 municípios baianos. Resultado: as intervenções em 193 unidades foram paralisadas porque as empresas não recebem recursos desde dezembro prejudicando milhares de pessoas. As obras são  de ampliação e reforma de escolas, postos de saúde e penitenciárias, entre outras.

A dívida gira em torno de R$ 200 milhões. A maior parte dos recursos é oriunda do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), ou seja, é a chamada "verba carimbada".

Ao tomar conhecimento da paralisação das obras na quadra de esportes do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Salvador, o Ministério Público Federal  determinou abertura de Inquérito Civil Público. O MPF requisitou da empresa responsável pela intervenção no tradicional grupo escolar - onde Rui Costa estudou - informações sobre o atraso dos trabalhos e a previsão da conclusão. Recebeu como resposta que o caso se repete em 175 unidades da Secretaria da Educação espalhadas por toda a Bahia.

Os proprietários das pequenas construtoras prejudicadas não querem se expor  temendo represálias. Dizem, contudo, que burocraticamente, a situação ficou, em tese, mais difícil de ser resolvida  devido à extinção da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) com a qual as empreiteiras mantinham 105 contratos referentes a 197 escolas (veja matéria ao lado) .  Isso fez com que esses contratos fossem transferidos para a Secretaria da Educação. "As medições das obras estavam todas aprovadas pela Sucab. Agora querem que se faça tudo novamente, o que pode levar no mínimo mais 60 dias, o que seria fatal para as empresas", diz uma empresária. Além da educação, há 24 contratos de obras para a Secretaria de Saúde, 12 com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, seis com Segurança Pública e  36 referentes a outras edificações.

Demissões

Um dos empresários estima que, quando os canteiros funcionavam, cerca de 5.700 operários estavam empregados. Com a paralisação mais de 80% já foram dispensados. "Sem os repasses, infelizmente, não temos condições de manter os empregos",  contou. Um problema adicional é a depreciação do que ficou inacabado. "Pior é que vão querer que a gente assuma esse prejuízo", estima outro empresário do  grupo. Eles querem resolver o assunto com diálogo e fazem um apelo para  Rui Costa recebê-los.

Providências

A Procuradora da República Flávia Arruti, que investiga o caso, informou através de e-mail que o inquérito aberto no MPF apura o atraso das obras dos colégios estaduais Paulo Américo Oliveira, Abílio César Borges e Luís Tarquínio, todos situados em Itapagipe. Ao Ministério Público o FNDE e Secretaria da Educação explicaram que as obras do Paulo Américo foram concluídas, as do Abílio César estão com 96,84% de execução e as do Luís Tarquínio com apenas  30,21% de execução.

"O MPF vai analisar as razões do atraso, se houve dolo ou culpa dos responsáveis, se houve prejuízo ao erário federal e, com base em tais informações, adotar as providências cabíveis, que pode ser a continuidade do acompanhamento da execução do convênio, ou a responsabilização daqueles que deram causa ao atraso".

Municípios com obras paralisadas

Salvador 10
Abaré  1
Acajutiba  1
Adustina  1
Amargosa  2
Andorinhas   1
Aporá  2
Araci  2
Barra  1
Barra da Estiva  1
Barra do Mendes  1
Boa Nova  1
Bom Jesus da Lapa  2
Brejões  1
Brumado  1
Caatiba  1
Caculé  1
Caetité  3
Cafarnaum  1
Caldeirão Grande  1
Camaçari  1
Camamu  1
Campo Formoso  2
Candido Sales  1
Capim Grosso  1
Caravelas  1
Carinhanha  1
Caru  1
Casa Nova  3
Catu  1
Conceição da Feira  2
Conceição do Coité  4
Coração de Maria  1
Correntina  1
Cristópolis  1
Cruz das Almas  1
Dom Basílio  1
Encruzilhada  1
Euclides da Cunha  1
Feira de Santana  7
Governador Mangabeira  1
Guanambi  1
Iaçu  1
Ibotirama  1
Ichú  2
Igrapiúna  1
Ilhéus  3
Ipiaú  1
Ipirá  2
Iramaia  2
Iraquara  1
Irará  1
Irecê  2
Itabuna  1
Itambé  1
Itapicuru  1
Itiúba  2
ituberá  1
jacaraci  1
Jaguaquara  2
Jaguarari  2
jequié  2
Juazeiro  4
Lapão  2
Livramento  N. Senhora  1
Luis Eduardo  1
Malhada  1
Mansidão  1
Maragogipe  2
Maraú  1
Medeiros Neto  1
Morro do Chapéu  1
Mundo Novo  1
Muritiba  3
Mutuípe  2
Nazaré  1
Nova Ibiá  1
Paulo Afonso  1
Pintadas  1
Poções  2
Porto Seguro  1
Queimadas  1
rafael Jameniro  1
Remanso  2
Retirolândia  1
Riachão das Neves  1
Riacho de santana  1
Ribeira do Pombal  1
Rio Real  2
Rodelas  1
Rui Barbosa  4
Santa Bárbara  1
Santa Brígida  1
Santa Cruz Cabrália  1
Santa Luz  1
Santa Maria da Vitória  1
Santa terezinha  1
Santana  1
Santo Amaro  1
Santo Antonio de Jesus  2
São Conçalo  1
São Domingos  1
São Felipe  1
São Gabriel  2
São Gonçalo dos Campos  1
Sapeaçu  1
Sátiro Dias  1
Saúde  1
Seabra  1
Senhor do Bonfim  2
Sento Sé  2
Serra Preta  1
Serrinha  2
Simões Filho  1
Sobradinho  1
Tanhaçu  2
tanquinho  1
Taperoá  1
Teolândia  1
Tucano  1
Uaua  1
Uibaí  1
Utinga  1
Valente  3
Vitória da Conquista  4
Wagner  1
Wanderlei  1
Wenceslau Guimarães  1
Xique-Xique  3

domingo 10 maio 2015 07:52


Cerca de 86% das crianças que estão em abrigos não encontram novos pais

 

 
 
Foto: Divulgação/Ilustração
Blog de giroemjequie : GIRO EM JEQUIE, Cerca de 86% das crianças que estão em abrigos não encontram novos pais

No Brasil, atualmente existem cerca de 33 mil pretendentes a adoção e 40 mil crianças abrigadas,apesar do número de crianças disponíveis ser maior e supostamente atender toda a demanda, apenas 5.600 delas estão disponíveis para adoção.

Isso porque as exigências postas pelos pretendentes, anulam 86% delas. Os adotantes só querem meninas, brancas e recém-nascidas. Cerca de 50% das crianças disponíveis são pardas.

Por conta disso, a Subcoordenação da Especializada de Proteção à Infância e ao Adolescente da Defensoria Pública da Bahia lançou nessa sexta (08.05), na Casa de Acesso à Justiça do Jardim Baiano, em Salvador, a quarta edição da campanha ‘Ação Cidadã Ame e Adote’, que acontece entre os dias 25 e 29 deste mês.

“Nossa campanha acontece desde 2009 e tem como propósito, incentivar a adoção e também regularizar a situação daquelas crianças que já estão a muito tempo com seus pais afetivos mas não regularizaram judicialmente a situação. Então nós faremos todos os esforços para promover a adoção ou a regularização dessa guarda, garantindo direitos aos pequenos e aos adolescentes,” explicou Maria Carmem de Albuquerque, Subcoordenadora da defensoria pública especializada na defesa da criança e do adolescente.

O propósito da iniciativa, que marca o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), é concentrar atividades para ampliar o atendimento às famílias que ainda não tiveram oportunidade de legalizar a situação de guarda ou adoção, mas efetivamente têm uma convivência ou relacionamento afetivo. 

Inicialmente as famílias, que se enquadram no perfil e já dispões da guarda ou da proteção de crianças ou jovens, deverão procurar as unidades da Defensoria, na capital e no interior, para fazer o cadastramento. Nesse processo, elas receberão esclarecimentos da ação e orientação sobre os procedimentos a serem adotados.

“São casos assim: Uma conhecida deixou a criança a muito tempo na casa de outra pessoa, ou até uma tia em que a mãe e o pai faleceram, uma avó que já toma conta, nesses casos, nos regularizaremos a guarda. Aquelas famílias que não  tem laços consanguíneos que impeçam a adoção, nós vamos estimular a ação,” contou Albuquerque.

Para a subcoordenadora da Especializada, Maria Carmen Albuquerque, embora a atividade seja permanente - as pessoas interessadas podem buscar a ajuda da Defensoria Pública independentemente da campanha -, o objetivo é concentrar esforços para ampliar a divulgação e mostrar a importância do processo de legalização.

“Durante o período da campanha conseguimos ajudar até 90 famílias, mas esse atendimento acontece na verdade durante todo o ano, e a população pode buscar a defensoria, informar a situação e nós indicaremos os documentos necessários e regularizaremos tudo, o mais rápido possível,” pontuou.

sábado 09 maio 2015 12:31


Menino de oito anos é encontrado dentro de mala em aeroporto na Espanha

 

 
 

Foto: AFP

Um garoto de oito anos de idade foi encontrado escondido dentro de uma mala de viagem por funcionários da fronteira entre o Marrocos e a Espanha. A criança foi encontrada após a mala ter passado pelo equipamento de raios-X e viram a cabeça enrolada entre as roupas. Uma mulher de 19 anos de idade, que parecia muito nervosa ao  passar pelo setor da alfândega, foi identificada como a responsável pela bagagem e , em seguida foi presa.

De acordo com o jornal The Independent, o menino foi examinado por médicos e entregue para a Cruz Vermelha. e está sob custódia do serviço social do país. As autoridades contaram que, ao perceber que tinha sido descoberto, a criança disse, em francês: “Olá, meu nome é Abou”. Eles também acreditam que ele poderia ter se sufocado dentro da mala.

Em entrevista às agências de notícias,  um membro da Guarda Civil disse que a criança poderia ter morrido. “Isso poderia ter tido um fim trágico", afirmou. A polícia prendeu um homem da Costa do Marfim que seria o pai do menino, e está investigando o caso. Eles acreditam que a mulher venderia a criança. Com informações do Extra.

sábado 09 maio 2015 01:14


|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para giroemjequie

Precisa estar conectado para adicionar giroemjequie para os seus amigos

 
Criar um blog